quinta-feira, 21 de março de 2013

Os evangélicos modernos e “Teologia do ódio”


Cefas Carvalho

Jesus é amor. Amai o próximo. Oferecer a outra face quando agredido. Esqueça tudo isso. A moda agora entre os evengélicos modernos (aqueles que invadiram as redes sociais e que acreditam na pregação on line) é a “Teologia do ódio”. Após os excessos da “Teologia da prosperidade” (termo criado pelos próprios evangélicos), tão utilizada por telepastores como R.R. Soares, Valdemiro Santiago, Edir Macedo e Silas Malafaia (todos milionários, segundo a revista Forbes e as evidências), o que se vê agora é um movimento de evengélicos que colocam em primeiro lugar o confronto, e em seguida –se tiver tempo e espaço – a pregação da palavra de deus.
Só assim para explicar o comportamento de evangélicos nas redes sociais e na internet em geral. Em debates pelo Facebook e Twitter sobram palavras grosseiras para se referir aos homossexuais – alvos maiores dos evangélicos modernos - : “Viados”, “bibas”, são os prefeiros. Também abundam pragas: “Vão apodrecer no inferno”. “Que colham o mal que plantam com suas abominações”.
O mais curioso é que muitas destas agressões são feitas por evangélicos em páginas do Facebook, portais e sites de movimentos específicos ou de estudos, como por exemplo, sobre o ateísmo. Ou seja, o cidadão evangélico entra em um lugar onde se discute ateísmo, direitos dos homossexuais ou religião afro para criticar a postura de quem está lá e detilar rancor e agressões verbais. Imaginemos que homossexuais, ateus e praticantes de cultos afros entrassem em páginas de Igrejas Pentecostais ou Batistas com o intuito de dizer que quem está ali não vale nada e merece repúdio.
Em meio a tantos debates nas redes sociais sobre o que parece configurar uma btalha ideológica entre evengélicos e militantes pelos direitos dos homossexuais, leio de tudo, excessos, contemporizações, bom senso, agressões, ironias, palavrões. Mas, duas coisas me parecem claras: 1) Homossexuais não tentam impedir evangélicos de entrarem em igrejas, de orar, de crer em deus. Mas, evangélicos tentam impedir direitos dos homossexuais; 2) Nesta espécie de cruzada contra os homossexuais, os evengélicos recorrem à ironia, ataques, montagens, falsidades, enfim, ódio, como o pregado pelo telepastor Silas Malafaia, que parece falar menos de deus e Jesus do que externar seu horror pela homossexualidade.  Resta saber se a “Teologia do ódio” é uma ideologia gerada pelos tempos atuais ou se é algo premetitado e bem articulado porque, afinal, gera dinheiro e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário